domingo, 28 de novembro de 2010

O jardim e o jardineiro


O banquinho se encontra vazio, as arvores com pouca folhagem em meio à primavera as arvores não dançam mais ao passar do vento e a grama não está verde como de costume, as sementes que plantamos, algumas nem chegaram a brotar, abrolhos não foram tirados e sufocam as belas flores que conservamos ao longo das estações. Onde nós estamos no jardim? O encontro marcado com o jardineiro foi tantas vezes quebrado por nossas fraquezas e decepções que carregamos ao longo das estações. O jardineiro sempre estava naquele banquinho esperando você tomar atitude de aparecer, mas, mesmo sabendo que Ele estava lá, você escondeu-se em meio à bagunça que se encontra o seu jardim. O tempo vai passando, o tempo chuvoso chega, depois à friagem e logo vem o tempo quente, e você fica tão vulnerável a ficar doente e mais fraco, mas mesmo o tempo passando você não tem forças para sair do seu esconderijo. A sua quietude e comodismo faz com que o jardim perca vida. Mas mesmo com os seus problemas o tempo não é suficiente para fazer o jardineiro desistir, em algumas áreas do jardim Ele continua a cuidar, mesmo você não sabendo, ele cuida por você.
Passando por todas as estações, um belo dia quando o sol já se esconde você sai do seu esconderijo e anda pelo jardim, observa como as plantas estão sendo cuidadas, como os abrolhos não crescem mais, mesmo quando você cuidava, o jardim não tinha tanta variedade de flores como tem agora. Você continua a andar e há perceber quanto tempo foi gasto em seu esconderijo, o inverno ainda permanece em sua vida, em seus sentimentos, que você sente-se frustrado por não poder compartilhar isso com o jardineiro; Você começa a recorda-se como você tinha intimidade com ele, como suas palavras eram conforto para sua alma. À noite para você fica tão frustrante em lembrar quanto tempo você perdeu, quantos sonhos que você desenhou, arquitetou e a maioria foi congelada ou esquecida ao passar das estações; Planejamos tanto para o nosso jardim, mas não foi o suficiente para deixá-lo intacto, mesmo com o cuidado do jardineiro a algumas áreas que você o restringiu de entrar.
Ao longo desta caminhada pelo jardim, você chega ao baquinho, onde te leva a brotar a esperança em encontrar o jardineiro novamente, você senta nele e sente uma presença esperançosa que alivia a sua alma, mesmo chegando o fim de mais um ciclo das estações, você se sente que não é tarde para recomeçar. Uma brisa suave toma do lugar, a luz da lua parece mais forte e um toque leve em seu ombro é o suficiente para você reconhecer que o jardineiro, mesmo terminado seu trabalho ele te espera. Aquela voz doce e mansa, dizendo para você não temer é familiar e agradável aos seus ouvidos. A presença do jardineiro amigo te faz mais feliz, alivia sua alma. Em uma maneira exuberante os campos começam a brotar, ao longo da conversar com o jardineiro as plantas tomam vidas, os pássaros mesmo a noite, cantam a canção da esperança, os riachos brotam águas cristalinas, as arvores reajustam conforme a estação e carregam de uma folhagem verde e frutos maduros. Sem você perceber ao seu redor, a vida toma conta do seu jardim, a tarefa primordial foi feita com sucesso pelo jardineiro que teve todo o amor de cuidar para você. O banquinho não esta mais vazio, sua aflições, amarguras, depressões, foram levadas pelas fortes correntezas do perdão, amor e a fé em acreditar que o jardineiro pode nos torna o nosso melhor amigo.  Jesus, este é o jardineiro de nossas vidas, mesmo não o conhecendo o suficiente ou como Ele desejaria que conhecêssemos, mesmo passando as estações Ele tem todo o amor em cuidar dos abrolhos que aparecem no nosso caminho de tirar os espinhos dos nossos canteiros, de remover as pestes que matam nossas plantações e sentar no banquinho e ensinar-te como cuidar do jardim.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Máfias Religiosas.


Hierarquias existem nos céus na terra e aonde podemos encontrar reinos, grupos e pessoas. Mas o mais interessante disto e tenho observado muito, são os grupos formados por pessoas de dentro das igrejas, seja qual a religião ou denominação sempre existiram estes grupos. Alguns quero, denominar de máfias ou gangues. São grupos de extermínio ou da alta cúpula religiosa, pessoas que estão prontas para jogar ou manipularem a qualquer custo. Estas pessoas são marcadas por serem os lideres espirituais ou bajuladores baratos. Abaixo eu coloquei algumas máfias mais comuns dentro das igrejas:
Máfia de preconceituosos: Gostam de desprezar a simplicidade das pessoas e distorcerem a imagem de pessoas que gostam de fazer a obra de Deus com verdade, detestam acolher prostitutas, drogados, mendigos, moribundos e homossexuais. A religião deles são sempre a verdade e a única que salva, despreza o respeito e liberdade espiritual.
Máfia de sabe tudo: Tudo sabem. O pastor ou padre nem fez a pregação, quando ouvem, dizem: Eu já sabia disto! Mas nunca coloca em pratica o que é dito, intrometem em conversas alheias, querem discutir sobre doutrinas, leis e praticas religiosas e espirituais. A maioria sempre tem um diploma para rebaixar o próximo, cheios de axologia e teologias que rebatem a pessoa de JESUS.
Máfia do pode tudo: Tudo é licito! Bebe até cair ao chão pode, fazer sexo e orgia pode, caluniar o irmão para tirar aproveito pode, discriminação pode, ser desonesto pode, passar acima da lei, também pode, servi a Deus de qualquer maneira, isso pode? Pode! Tudo você pode fazer, está é a religião reformada é tão reformada que necessita sempre de reforma.
Máfia dos dizimistas é ofertantes: Sabem uma única passagem da bíblia, Malaquias 3:10, gostam de dar dízimos só para terem argumentos contra o pastor, mas a maioria das vezes o pastor em troca, coloca o rabo entre as pernas, por que não abrem mão da pregações edificantes, para dar um bom sermão de fidelidade e amor a DEUS.
Máfia dos bajuladores:  Gostam de colocar qualidades nas pessoas de seus interesses só para ganhar algo em troca, sempre estão perto dos seus lideres e pastores, buscam os exaltarem para ter um destaque na alta cúpula, a maioria das vezes, são desprezíveis e antipáticos. Mostram suas verdadeiras faces, quando, não conseguem os seus objetivos.  
Poderia sintetizar varias forma de grupos que mencionei. Isto para mim é o bastante para refletirmos se estamos entrando em algumas destes grupos, às vezes liderados por pessoas que deviam ser os primeiros a serem exemplos. A maneira como tratei de chamar os grupos de máfia foi uma forma de chamar nossa atenção para o que tem ocorrido nas instituições religiosas. Estamos criando subgrupos, com pensamentos diferentes, doutrinas diferentes, conceitos diferentes, mas sabemos que Jesus, pregou unidade, como exemplo o corpo de Cristo, tendo cada função especifica. Que possamos despertar onde estamos e não contaminarmos com as coisas vindas do mundo e que tem a cada dia tem entrando no que é santo. Se sua participação tem sido conivente com um destes grupos, lembre-se nesta máfia também comentemos crimes, mas não cíveis, mas contra a maior lei. A lei de DEUS.  

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Esquecemos da biblia.


Com tantas inspirações que aparecem por hoje, temos algo que promove muitos livros e assuntos para nosso cotidiano, alguns são como: auto-ajuda, espiritualidade, comportamentos, receitas para uma vida saudável, batalhas espirituais, satanismo, confissões de um maçom, entre outros. São diversos livros escritos, baseado em uma única bibliografia, a bíblia. Assuntos que chamam nossa peculiaridade curiosa em saber sobre coisas ocultas ou que nos favorece viver uma vida melhor.
Alguns enchem suas prateleiras de livros, ler todos eles e o único que ele não é capaz de não ler é a própria bíblia, ela se torna tão fútil a presença de uma literatura humana que acabamos perdendo o manual necessário que contem um belo conteúdo para viver uma vida de modelo. Creio que aquela bíblia que está sempre aberta nos salmos 23 ou 91 faz acreditar que você está protegido contra algo, fazendo destas mensagens amuletos. Pegue e leia, reflita sobre a edificação que traz para sua vida, não basta ter uma bíblia como amuleto se você não conhece o poder que ela tem.
“O meu povo perece por falta de conhecimento...” Oséias 4:6, a própria bíblia relata o povo morrendo por falta de conhecer profundamente as escrituras. Errais em não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus”. (Mateus 22:29) Este trecho bíblico, mostra claramente que erramos em não ler a palavra de Deus. Poderíamos diversificar varias passagem da bíblia que nos instrui a meditar nela. Mas o que nos leva a acreditar que a maioria da literatura baseada na bíblia é verdadeira? Falta-nos discernimento para enxergar o poder da palavra de Deus? A maioria das vezes sim! Lemos e lemos, mas na realidade não chegamos à conclusão da real necessidade da própria bíblia. Se realmente ela faz parte das referencias das literaturas cristãs, por que não ler algo que vai direto ao assunto; Falta-nos sede da palavra que nos liberta a cada dia; Precisamos de vitorias, leia a bíblia, precisa de socorro, leia a bíblia, que encontrar o amor verdadeiro de Jesus, não preciso nem dizer...

Bíblia: I Timóteo 3:16-17: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

domingo, 7 de novembro de 2010

Uma intercessão divina.


Uma gota cai na terra, um gemido inexprimível é perceptível aos ouvidos dos que intercedem por este mundo, nos incomoda e nos chama a orar pela igreja. A empatia aflora em nossa alma e percebemos o que o Espírito Santo tem sentido por nossa causa. A consciência espiritual é aclamada, e nos faz repensar sobre nossa conduta como cristão. Estamos constrangidos em ver com estamos desunidos e sem fraternidade, a competição tomou conta entre as reuniões, um querendo orar mais alto que o outro, ou melhor do que o outro. Buscamos em fazer caridade só para mostrar aos nossos líderes nossa aparência caridosa; não temos limite a nossa busca em chamar a atenção humana e fazemos do templo um campo de guerra, onde todos estão feridos por calunias e difamações. E ainda chamamos o Espírito Santo para ficar a ´´vontade`` nos cultos. 
Não possuímos mais discernimentos para distinguir quem está em nosso meio, é tanta a vontade de ocupar um lugar de destaque, que nos faz imprudentes em nossa conduta religiosa; Sempre queremos mais, mais espirituais, cerimoniais, formais e tradicionais para Deus, aonde encontramos Deus em tudo isso? Perdemos o valor do evangelho pregado por Cristo? Queremos mostrar a Jesus qual a melhor doutrina para ele salvar? De maneira alguma nós não podemos perder o foco, ainda mais, que os sinais divulgam a sua volta. Está nos faltando amor? Vamos praticar o amor! Falta-nos perdão? Vamos perdoa o próximo. Precisamos praticar. Falar, escrever não basta, isto temos em todos os lugares. Você liga sua televisão a um sermão, veja nas prateleiras das livrarias, a exclusivamente para cristãos, não necessitamos de mídias para nos influenciar o que e praticar a palavra de Deus. Precisamos enxergar isto e ter vontade em praticar.
Queremos uma igreja saudável? Então oremos mais, intercedemos mais, praticamos mais a obra de Deus com ordem e decência. Para não se tornarmos mornos a ponto de Deus nos vomitar. Certamente Deus poderá sorrir para uma igreja fundamentada em amor e união.  

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Ganhando dinheiro com o nome de Jesus


Hoje, com tantas formas de ganhar dinheiro e a cada dia surge uma mente empreendedora no mercado, com novas propostas de atrair as pessoas. Mas a algo que nunca saiu de moda, pelo contrario ela sempre está em alta no mercado, muitas inovações, invenções e produtos que prometem atualizar as instituições para concorrer com este mundo. Vender este produto pode parecer irrealidade, mas vendem para suprir suas necessidades do ego. Infelizmente deixaram para trás as raízes dos bons costumes e sintetizaram na má conduta do homem.
Estamos falando da palavra de Deus, o testamento sagrado que nos foi deixado e muitos tem o alterado para seu próprio benefício, vendendo a preço que custam vidas e põe em risco nossa credibilidade no nome de Jesus. Trata Jesus como um super herói que serve em troco de barganhas ou prestígios religiosos. Vamos fabricar fabulas, mitos e lendas que traz ilusionismo na mente das pessoas, provocar uma fé cega e comprada. Qual o próximo Deus que vamos criar para o próximo espetáculo? Vamos vendê-lo por quanto? Queremos algo que tire a credibilidade do próprio Deus, quem sabe não colocamos como pingente espiritual ou algo que as pessoas apegam, como um patuá. O objetivo maior é ganhar dinheiro com está indústria que não fale, não mendiga e não passa por crises, precisamos criar marcas e logotipos e uma bela vinheta para aqueles que vão divulgar nossos produtos. Recrutar homens com boa oratória, simpáticos, que sabem vestir e que conheça da bíblia. Claro, este perfil é para atender a alta cúpula da sociedade, os pobres contentam com macumbeiros disfarçados de pastores.
Os nossos produtos têm que ter diversidade para atender a todas as classes de pessoas para não sairmos em desvantagens, mas alguns devem está perguntando, aonde iremos reclamar dos seus efeitos? É obvio, Deus será o culpado, nós não trabalhamos para o seu ´´reino``? Recursos é o que não falta, a homens poderosos por trás desta fabrica de sonhos e ilusão, algo que não podemos nem dizer e muito menos dar pistas, mas isso não vem ao caso o importante é que estamos tendo sucesso com a próxima campanha, que nunca sai de moda, a teologia da prosperidade, como o intuito de construir templos exorbitantes, estamos preste a sugar e força violentamente o psicológico das pessoas. A dar o que não tem, e sacrificar o seu Deus em troco da ganância de serem pessoas prosperas. Qualquer barganha lançada é valida. Vamos impulsioná-la com os nossos produtos e ofertas, dizendo que Deus almeja todas as pessoas prosperas, mas não vamos falar a verdade, tornando-as miseráveis em esperança, fé e amor.